domingo, 24 de julho de 2011

Regra 3 - limitar o número de faltas e criação de outro cartão


Bem, o futebol é o único esporte do mundo que não protege os jogadores em suas regras. E não vem me falar que é isso que torna o futebol o esporte mais popular.
O fato é claro. Cada jogador teria um limite de falta e o time também. Como no basquete.
Depois de, digamos, 3 faltas pessoais o jogador recebe um cartão azul (ou outra cor que convenha) tem que ser substituído por um determinado tempo. Caso retorne e ele complete 5 faltas pessoais, é expulso sem direito à substituição.
O time, a partir da décima falta coletiva, terá um pênalti contra (ou um tiro da meia lua da área - afinal ela precisa servir para alguma coisa).
Essa regra do tiro livre já foi testada num campeonato e, não sei porque, não continuou.
Mas, enfim...

Regra 2 - Substituições ilimitadas


O futebol é o esporte onde há maior número de jogadores em campo e o menor número de substituições permitidas.
Porque não deixar que todo o elenco participe do jogo?
Iria valorizar todos os jogadores.
Porque um jogador não pode retornar do banco depois de um tempo determinado?! Deixaria o jogo mais dinâmico, menos cansativo de assistir e jogar.
Isso sem falar quando um jogador se machuca seriamente e não pode ser substituído pelo fato das 3 famosas trocas já terem sido feitas.
É claro que, para evitar o entra e sai de jogadores, o tempo mínimo que um jogador fica no banco deve ser estipulado. E nada de parar a partida para que ocorra a substituição. Um jogador só entra quando o outro chega a área de troca. O quarto árbitro levanta a placa, o jogador a sair corre para a área de substituição e o jogador a entrar é liberado. Assim o jogo não pára e todos evitam a cera durante as trocas. E o jogo segue sem paralisações indevidas.

sábado, 23 de julho de 2011

Regra 1 - Empate me 0x0 ninguém ganha ponto



Se o jogo acabar sem gol, ninguém receberá ponto.
Assim, o time não tentará jogar pelo empate.
Normalmente a equipe que joga fora de casa procura segurar o empate desde o início da partida. Haja saco assistir um jogo assim!!!
É uma solução, também, para o famoso jogo de comadres em copa do mundo. Imaginem os times precisando do empate para ter um ponto e assim, conseguir a vaga. Duvido um time deixar o outro marcar primeiro para ter o direito ao empate depois.

FIFA. A igreja católica do futebol.

Todos dizem que o futebol já não é mais o mesmo de outrora. E não mesmo. Os jogadores correm mais (apesar de pensarem menos) Os investimentos em torno da bola só aumentam e apenas uma coisa não muda. A regra.
Em mais de cem anos de futebol nada foi criado para proteger o jogador e nem o que mais importa que é o gol.
A FIFA se nega em discutir mudanças, e quando resolve fazer algo é sempre em caráter de teste e por apenas um pequeno período.
É como a igreja católica que se nega em aceitar que os tempos mudaram e que é preciso aceitar a camisinha.
A FIFA tem que entender que o mais importante do futebol é o gol, o drible. E isso deve ser protegido.
Portanto sugiro algumas mudanças e abro o espaço para discussão.